O projeto, a ser construído entre as localidades de Tazém e Cabanas, no concelho de Valpaços, está avaliado em cerca de 18 milhões de euros e visa preparar a região para períodos de seca.
Com o intuito de melhorar a produtividade agrícola do concelho, o futuro projeto está a estudar a construção de infraestruturas estratégicas para potenciar a coesão territorial e económica. Tal pode vir a contribuir para a fixação e atração de pessoas.
Os potenciais locais para aproveitamento hidroagrícola já foram visitados, com vista a avaliar a pertinência deste investimento junto do Ministério da Agricultura.
O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, recebeu uma comitiva composta pelo Presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), SA, José Salema, a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, acompanhados por técnicos das duas entidades, que visitaram os locais do concelho onde a autarquia planeia construir estruturas de aproveitamento hidroagrícola, nomeadamente na Padrela e em Canaveses.
Por: Catarina Carneiro
Foto: CM Valpaços
Texto editado por Catarina Moscoso (jornalista)