O Aero Clube de Bragança (ACB) tem um novo desafio social: batismos de voo solidários que revertem para a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, para o programa “Censos Sénior+”.
Há vários anos que o clube realiza batismos de voos solidários, com as receitas a reverterem para instituições sociais locais. Em 2022, o clube entregou 6.200 euros à Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB), destinados a vítimas de violência doméstica.
Agora, a ajuda destina-se à Cruz Vermelha para apoiar os mais idodos. Nomeadamente, o Programa “Censos Sénior+”, de âmbito distrital, que incidirá sobre um grupo restrito de cidadãos, em situação de maior fragilidade, de entre a base de recenseamento da GNR.
De acordo com o ACB, são estes grupos de cidadãos “idosos que, vivendo isolados e/ou sozinhos, não têm recursos próprios ou através de familiares e não dispõem de apoio no âmbito de respostas sociais ou de saúde das entidades públicas ou das entidades com respostas contratualizadas com a Segurança Social, que lhes proporcione uma vida mais digna.
“No âmbito do presente protocolo, a cooperação entre as entidades pode vir a incluir a realização, por parte das delegações da Cruz Vermelha, de ações de formação na área do suporte de vida ou outras que surjam como importantes para a promoção de mais qualidade de vida para estas populações”, pode ler-se em comunicado divulgado pela organização do ACB.
Jornalista: Rita Teixeira