Com vista para o Douro e às portas da histórica estação de caminhos-de-ferro do Tua, na Adega Foz Tua nascem vinhos, que materializam a paixão dos produtores pela região vitivinícola do Alto Douro. Exemplo disso é o Costureiro, Foz Tua ou Dou Tua.

O Foz Tua Tinto é um DOC Douro criado a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. “Encorpado, firme, maduro e com taninos acetinados”, é como o produtor o caracteriza, sublinhando ainda a sua elegãncia.

Já o Dou Tua, na sua versão Tinto e Branco, pretende afirmar-se como um símbolo do local onde se localiza a vinha. A homenagem á terra começa logo no rótulo, onde está estampada a paisagem que se vislumbra entre as vinhas corresponde à união dos dois rios Douro e Tua.

A versão Tinto carateriza-se por ser “um vinho singular pela combinação perfeita entre a beleza do local, a intensidade do calor e as qualidades do sol”, explica a marca, destacando ainda a “cor intensa de vermelho-púrpura” que “brinda-nos com aromas a fruta vermelha madura aliados a nuances de tosta especiada”. Este é um vinho que se apresenta “vivo com taninos maduros presentes, mas bem polidos”, conclui.

Por seu lado, de cor amarelo límpido, o Dou Tua Branco, num blend das castas Rabigato e Viosinho, apresenta-se com aromas primários de fruta cítrica, com notas frescas de flor de laranjeira. De acordo com a Foz Tua, este destaca-se pela “vibrante frescura, elevada mineralidade e alguma untuosidade, apresenta-se com notável versatilidade para harmonizações gastronómicas”.

Do portefólio de vinhos constam, também, edições limitadas que garantem o caráter exclusivo de cada lote. De cor rubi intensa e concentrada, o Costureiro é um vinho tinto DOC Douro numerado produzido, apenas, em anos e condições de produção excecionais, sendo, por isso, o produto premium da marca.

A marca define que neste “reside a tentativa de encontrar a combinação perfeita entre todas as suas linhas, notas e aromas elegantemente entrelaçados, procurando uma delicada harmonia superior das castas que o compõe: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Extremamente perfumado, com aroma concentrado de frutos silvestres, de bosque e com elegantes notas de moka e café. Taninos firmes, mas suaves, termina longo e persistente. Sem dúvida, um vinho promissor de grande longevidade, devido ao excelente compromisso entre complexidade e elegância”.

Vinho do Porto também é comercializado a partir do concelho de Carrazeda de Ansiães

Após um processo de criteriosa escolha, em 2021, juntam-se ao portefólio duas grandes novidades premium: os Vinhos do Porto com mais de 40 anos. Um Tawny e um White, ambos com edição limitada de 1200 unidades. Um projeto que faz do Foz Tua o primeiro produtor de vinho, do concelho de Carrazeda de Ansiães, a comercializar Vinho do Porto.

A necessidade de investir para garantir harmonia e a biodiversidade do Terroir

Com uma produção com base em pequenos lotes e com uma filosofia de intervenção mínima, desde a vinha até à adega, a Foz Tua pretende assegurar a máxima qualidade da matéria-prima. Por isso, aos métodos tradicionais de produção aliam tecnologia de ponta e inovação nos processos.

As vinhas, com vista privilegiada para o Douro e para a Barragem do Tua, são geridas de acordo com uma certificação rigorosa, garantindo assim a sustentabilidade ambiental e a produção de vinhos de qualidade e singulares. Por se localizar na sub-região Cima Corgo do Alto Douro Vinhateiro, a vinha possui caraterísticas distintas para a produção de vinhos DOC Douro diferenciadores.

Para além dos dois hectares de vinha, localizadas entre os 185 e os 270 metros, e onde se destacam as castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, a marca investiu em 1,5 hectares de olival, bem como noutras pequenas produções de fruticultura. O objetivo? Garantir a harmonia e a biodiversidade do terroir, explorando o melhor que a terra pode oferecer.

A empresa Foz Tua pretende assim homenagear a localidade de Foz do Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Slider