A autarquia anunciou que irá inaugurar mais um albergue para os peregrinos de Santiago de Compostela, desta vez na aldeia de Sandim, freguesia de Edral.
Depois de há um ano ter sido inaugurado um albergue na vila de Vinhais, o município aposta em mais um destes espaços, que abrirá portas no próximo dia 11 de maio, a cerimónia terá inicio pelas 12 horas.
A Via da Prata é o nome dado ao caminho de Santiago por Vinhais. Trata-se de um antigo caminho comercial Romano que ligava o Sul com o Norte de Espanha, entre Guijón (Sevilha) e Astorga. O Caminho Português da Via da Prata – variante Transmontana dos Caminhos de Santiago é a alternativa à travessia da Sanábria.
É um percurso conhecido internacionalmente e que foi integrado no mapa dos Caminhos de Santiago – Primeiro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa em 1987.
De acordo com a Câmara de Vinhais, o Projeto de Valorização do Caminho Português da Via da Prata, com investimento total de 365,958.04 euros é financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”. Recorda ainda que a candidatura foi promovida pelos municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, parceiros de acordo com o contrato de parceria assinado em Bragança a 19 de janeiro de 2018.
Recorde-se que para Vinhais o investimento foi de 138 mil euros, “usados na construção, mobiliário e equipamento dos dois albergues, aquisição, marcação e colocação de sinalética específica e homogénea e, acondicionamento de piso da parte do caminho dentro do concelho de Vinhais, produção de conteúdos informativos e promocionais para disponibilização ao turi-peregrino e captação de eventuais mercados potenciais”, explica, em comunicado.
Jornalista: Rita Teixeira