O município de Vinhais aprovou, esta terça-feira, em reunião de Câmara, a renovação do protocolo de colaboração entre a autarquia e as freguesias, com o valor de 300 mil euros.

No ano passado, no mês de abril, foi decisão do executivo atribuir um apoio financeiro às juntas e uniões de freguesia do concelho, no valor de 300 mil euros, com período de vigência de um ano.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vinhais explica que o objetivo seria “a concretização das competências que lhe foram atribuídas como consequência da lei que prevê a transferência de competências para as autarquias locais e entidades intermunicipais”. Nomeadamente a gestão e manutenção de espaços verdes, bem como a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros.

Mas devido às necessidades permanentes das juntas o protocolo foi renovado pelo mesmo valor. A verba será transferida durante o ano de 2023 e tem como objetivo “ajudar as Juntas de Freguesia a vários níveis, principalmente nas limpezas, quer dos meios urbanos, quer dos caminhos rurais e também como medida preventiva no combate aos incêndios”, refere a autarquia.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider