Valor do apoio mensal será de 200 euros e será atribuído aos médicos “que exerçam ou venham a exercer as suas funções no Centro de Saúde de Vinhais”, divulgou, esta sexta-feira, a autarquia.
Em reunião de Câmara foram aprovados dois apoios financeiros, um para a fixação de médicos em Vinhais e o Apoio Financeiro a atribuir às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais, para o projeto “Mais saúde nas Freguesias do Concelho de Vinhais”.
O executivo municipal pretende atrair os profissionais de saúde para o concelho através de um apoio mensal de 200 euros “e o valor será uma ajuda para o pagamento de despesas com arrendamento ou comparticipação no crédito à habitação, bem como, serviços básicos como luz, água, gás, internet e deslocações diárias”, explica o município, em comunicado.
De acordo com o executivo, a falta de médicos, além de ser um problema recorrente em todo o território português, é ainda maior no interior do país e Vinhais.
Para além deste apoio, “a Câmara Municipal de Vinhais tem suportado as despesas de alojamento e alimentação de médicos que têm vindo fazer a Consulta Aberta no Centro de Saúde, sendo que tem acontecido de uma forma regular”, pode ler-se na nota.
Um segundo apoio, de 150 euros também mensais, destina-se para o projeto “Mais saúde nas freguesias do concelho de Vinhais”.
O valor será utilizado para “a prestação de serviços de enfermagem e outros cuidados de saúde de que necessitem as populações”.
Jornalista: Rita Teixeira