Na cerimónia de apresentação da 43ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, Luís Fernandes, presidente da Câmara de Vinhais, reclamou a redução do IVA do fumeiro, reivindicação que não é ouvida há anos.

O fumeiro de Vinhais é conhecido, a nível nacional, como sendo um dos melhores. É uma especialidade gastronómica do nordeste de Portugal com Proteção Comunitária IGP- Indicação Geográfica Protegida, certidão atribuída pela União Europeia e que se traduz num reconhecimento das qualidades específicas dos enchidos de Vinhais.

O fumeiro é um símbolo do concelho e todos os anos se realiza uma feira em seu nome que movimenta “cerca de seis milhões de euros”, de acordo com Luís Fernandes.

Durante a apresentação da nova edição o presidente lembrou a reivindicação sobre a descida do Imposto sobre o Valor Acrescentado aplicado aos enchidos que, até agora, ainda não foi atendida.

O IVA do fumeiro de Vinhais é de 23% no entanto, o município ao longo dos anos continua a lutar para reduza para 6%. Com o objetivo de o processo avançar mais rapidamente, o executivo camarário liderado pelo PS aprovou uma moção, que foi enviada ao Governo há dois anos, com o pedido “que ainda não foi ouvido” sublinhou.

De acordo com autarca esta redução do IVA era importante “para valorizar mais estes produtos, para que mais pessoas aproveitassem esta potencialidade e se dedicassem a esta produção e se fixassem” no território.

Jornalista: Lara Torrado

Slider