A autarquia de Vinhais divulgou, esta quarta-feira, que todo o concelho já dispõe de iluminação LED. Um projeto de substituição de lâmpadas que teve início há alguns anos, mas que foi concluído durante o ano de 2023.
Segundo o município, a colocação de lâmpadas LED tem o objetivo de “reduzir os custos com a iluminação pública, sendo que estas novas lâmpadas apresentam um maior tempo de vida e um consumo elétrico muito mais baixo em relação às tradicionais lâmpadas incandescentes”, explica.
Luís Fernandes, presidente da Câmara de Vinhais salienta que “a iluminação LED melhora o sistema de iluminação pública, tornando-a mais atrativa e mais eficiente, permitindo ainda uma diminuição dos custos com o consumo de eletricidade, e ainda a nível ecológico, na defesa do ambiente”.
A substituição da iluminação pública convencional por iluminação de tecnologia LED traduz-se ainda numa poupança substancial no consumo energético do município, cujos custos representavam um peso considerável no orçamento.
O investimento que rondou os 206 mil euros, para 960 luminárias, contou com o apoio de duas candidaturas à Associação Nacional de Municípios ao POVT (Programa Operacional de Valorização do Território) e a uma candidatura ao Norte 2020 por parte do município de Vinhais, em que foram colocadas 3776 luminárias, com um valor de investimento de 643 mil euros.
Jornalista: Rita Teixeira