Regadio é uma técnica agrícola que consiste em fornecer água de forma controlada a áreas de cultivo, com o objetivo de impulsionar o crescimento de culturas.

O projeto vai integrar cerca de 200 hectares da aldeia no concelho de Vimioso. O aproveitamento hidroagrícola, vai ajudar agricultores da aldeia, que são na maioria produtores de azeite e azeitona. António Santos, presidente do município, frisa a importância desta prática para o aumento da produção local.

Espera também, que a iniciativa atraia jovens para a agricultura, especialmente para olivicultura- cultivo de oliveiras para a produção de azeite. Segundo o presidente, o município está a desenvolver protocolos, particularmente em regulamentos de apoio à empregabilidade.

A construção da barragem e do respectivo regadio está prevista para começar no inicio do próximo ano e demorará cerca de 2 anos até ficar concluída. O projeto vai custar mais de 4 milhões de euros- financiados pelo Ministério da Agricultura- e 300 mil euros -financiados pelo município.

Em Vimioso, há mais 2 pequenos aproveitamentos agrícolas, em Angueira e Avelanoso. Este último recebeu recentemente melhorias de perto de 50 mil euros.

Jornalista: Mafalda Morais

Slider