O aroma a comida, as melodias da música tradicional e a cultura vão estar em destaque em Vilarinho da Castanheira nos dias 24 e 25 de junho. Trata-se do projeto “Aldeias de Portugal” que tem como objetivo a promoção e a divulgação das aldeias.

No âmbito do projeto “Aldeias de Portugal” Vilarinho da Castanheira vai ser palco da iniciativa “Aldeia em Festa” e, são esperados, dois dias recheados de vivências e experiências. “Este é um projeto âncora que tem como objetivo valorizar e promover a autenticidade da nossa terra e da nossa gente” mencionou João Gonçalves, presidente da câmara municipal de Carrazeda de Ansiães.

A confeção do pão e do folar, de forma tradicional, será uma das atividades em destaque. “Vamos fazer uma oficina, aberta a quem quiser, mediante inscrições, que pretende ensinar a fazer pão” salienta o autarca.

Também o Museu da Memória Rural será palco de atividades. Oficinas infantis, visitas guiadas, exibição de exposição fotográficas, serão alguns dos momentos que serão vividos.

Com cerca de dez produtores da terra, o mercadinho local estará, também, aberto para receber os interessados, onde irão ter expostos produtos endógenos.

Não há festa sem música, e para animar os visitantes estão programados momentos com a Banda Filarmónica local e espetáculos de música tradicional.

“Para além de promovermos a natureza, a cultura, o património, o mais importante é que esta iniciativa envolve as pessoas, os residentes, que são os guardiões da cultura e da tradição, são também os protagonistas no que é uma importante ação de valorização, de respeito e promoção da ruralidade, da essência do nosso concelho”.

As inscrições para as atividades podem ser efetuadas através da Loja Interativa de Turismo ou, então, por telefone: 278 098 507 ou através do e-mail: [email protected]

A marca “Aldeias de Portugal” tem como objetivo promover o desenvolvimento e a valorização das aldeias.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Museu da Memória Rural

Slider