No próximo dia 13 de abril, a aldeia de Vilares de Vilariça (VdV), no concelho de Alfândega da Fé, vai receber um workshop sobre “Os Futuros da Aldeia”. A participação é gratuita mas requer inscrição obrigatória.

Sob o mote “Como será a aldeia de Vilares da Vilariça em 2040?” o projeto organizado pela iLocal, acredita ser possível desafiar a forma como se vive numa sociedade moderna usando a inteligência artificial.

De acordo com a organização, o workshop ajudará os participantes a terem oportunidade de experimentar dinâmicas de pensamento e a materializar o futuros. A jornada contará como uma autodescoberta, identificando os valores fundamentais, partilhando abertamente as suas esperanças e receios para um horizonte temporal de 15 anos, ligando tudo com macrotendências e construindo colaborativamente alguns cenários possíveis para a região.

“O uso da inteligência artificial ajuda a visualizar esses diferentes cenários, através deste processo, visamos construir múltiplas representações para uma visão plural partilhada de futuros possíveis alternativos aos problemas do presente, mas que respeitem o património cultural e natural de Vilares de Vilariça”, lê-se na nota enviada à redação do Canal N.

“Temos vindo a conectar pessoas que buscam uma vida mais humana e sustentável, onde, em comunidade, num movimento Uno, com processos participativos, colaborativos, autónomos, e numa integralidade sistémica, implementamos projetos transversais de desenvolvimento sustentável local, criando assim, as condições para regenerar territórios esquecidos”, refere.

Numa primeira fase, e com maior incidência na aldeia de Vilares da Vilariça e Colmeais, o objetivo será desenvolver e implementar a primeira Aldeia Inteligente de Portugal, através do programa , uma Comunidade Prática Inovadora (CPI), capaz de criar um Laboratório de Experimentação Social, um Ecossistema que atrai e apoia a inovação. A ideia será mover 100 novos habitantes para a aldeia até 2030, servindo também de inspiração a novos modelos para regenerar os lugares que vão ficando esquecidos em Portugal.

O workshop acontece no dia 13 de abril, das 10h às 17h, na Junta de Freguesia de Vilares de Vilariça e Colmeais. As inscrições são feitas aqui.

A iLocal é uma Associação para a Regeneração, Desenvolvimento, e Governança das Economias Locais e UNIDCOM/IADE centro de investigação em design no IADE – Universidade Europeia.

Por: Jenniffer Almeida

Foto: TTM

Slider