O Festival PAN, um encontro transfronteiriço que leva poesia e arte ao mundo rural está de regresso à aldeia de Vilarelhos, nos dias 28, 29 e 30 de julho.
Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, volta a ser mais uma vez palco do Festival PAN – Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural.
Este ano o tema será “Não há glamour” e o conceito, como habitualmente, passa pelo envolvimento da comunidade local, em diversas iniciativas culturais, que animam esta aldeia, convertendo também edifícios sem utilização atual em galerias de arte.
A edição deste ano apresenta oito exposições, de 15 artistas, 26 poetas e escritores, seis grupos musicais e quatro associações culturais, em três dias dedicados inteiramente à cultura.
Este ano, a organização apresenta ainda o projeto inédito “Vilarelhos – Aldeia da Poesia”, com a inauguração do Percurso Urbano da Poesia, instalado pelas ruas da aldeia.
Recorde-se que o Festival PAN teve início na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015 e a Alfândega da Fé em 2018.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Alfândega da Fé