No início do mês de julho foi assinado, na Câmara Municipal de Vila Real, o auto de consignação da empreitada de construção do Complexo de Piscinas de Codessais- Piscinas Interiores e Exteriores e Parque Exterior, uma obra que terá um custo de, aproximadamente, 14 milhões de euros.

Depois da aprovação do projeto de execução, da aprovação do contrato de empréstimo bancário e do respetivo visto do Tribunal de Contas que permitiu a abertura do Concurso Público Internacional, o Tribunal de Contas deu agora luz verde para o arranque da empreitada. O prazo global de execução da obra será de até 30 meses e terá um custo de 13.675.167,00 euros.

Rui Santos, presidente da Câmara Municipal, disse que se trata de uma “excelente notícia para o concelho pois é uma obra absolutamente necessária”, que triplicará a capacidade do número de utentes, tanto nas piscinas cobertas como nas piscinas descobertas, garantindo melhores condições e maior segurança e comodidade.

“É o maior investimento numa só empreitada no concelho de Vila Real” sublinhou o autarca e acrescentou que “no conjunto são cerca de 15 milhões de euros se juntarmos as piscinas ao elevador que, numa primeira fase, fazia parte do mesmo complexo”, mas que acabou “por avançar numa empreitada separada uma vez que foi possível garantir financiamento, havendo a expectativa de que no próximo quadro comunitário outras componentes da obra possam também obter financiamento”. De relembrar que a obra do elevador, que ligará a zona baixa de codessais à rua Dr. Manuel Cardona (junto ao parque de campismo), foi lançada há cerca de ano e está em pleno andamento.

O projeto de “Construção do Complexo de Piscinas do Codessais”, localizado no Parque Corgo, para além das atividades de recreio e lazer proporcionadas pelas piscinas ao ar livre e pelos seus espaços envolventes, possibilitará uma utilização diversificada ao nível das atividades aquáticas de formação, de manutenção e de competição com a construção de uma nova Piscina Coberta apta para receber provas de competição. O projeto contempla ainda a execução do Parque Exterior e a beneficiação do Campo Desportivo e da Rua de Acesso ao Complexo. De destacar a criação de uma zona franca de acesso ao plano de água que permitirá um contacto mais próximo com o rio.

O início das obras implicará o encerramento das atuais piscinas que darão lugar ao novo e moderno Complexo de Codessais, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2026.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Vila Real

Slider