Esta quinta-feira, 16 de novembro, a Câmara de Vila Real aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os 0,385% e, para os jovens que queiram comprar casa foi isento o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).
“Promover a estabilidade das receitas municipais, mantendo a capacidade do município em intervir em caso de agravamento do ambiente económico, mas simultaneamente procurando aliviar as famílias e as empresas num momento em que se verifica um valor elevado na inflação e das taxas de juro” refere a autarquia, em comunicado, após o pacote fiscal para 2024 ter sido aprovado em reunião de câmara.
Desta forma, o valor do IMI vai descer dos 0,39% para os 0,385% em 2024. A autarquia relembra que “o valor do IMI pode ser fixado pelas autarquias entre os 0,45% e os 0,3%, ou seja, o valor em Vila Real está 44% abaixo do valor máximo possível. A diminuição agora aprovada reflete o pequeno aumento que se tinha verificado nesta receita no ano anterior, que assim é devolvida às famílias e às empresas”.
Esta é a terceira vez, nos últimos 10 anos, que o valor do IMI vai diminuir em Vila Real.
No entanto, estas não são as únicas novidades. O município decidiu, também, isentar de IMT todos os jovens, até aos 35 anos, que queiram adquirir habitação até aos 250 mil euros em Vila Real. “Desta forma, incentivam-se os jovens a fixar-se em Vila Real e diminui-se o esforço inicial para a aquisição de casa”.
Jornalista: Lara Torrado