Chama-se “Migrantes” e é um espetáculo, que está a ser criado pelo Municipal de Vila Real, que junta a comunidade de estrangeiros que se encontra no concelho.
Rui Araújo, diretor do teatro, explicou à TSF que este projeto tem como propósito “através da arte, mostrar um pouco da diversidade cultural que existe na cidade”. O objetivo é promover, através das artes performativas, a inclusão, a diversidade e a compreensão cultural.
O concerto está pensado para dezembro, no entanto, de acordo com o diretor, ainda “não há certezas” sobre o tipo de espetáculo que irá resultar do projeto.
Do projeto fazem parte migrantes provenientes de “vários continentes” e que têm “diferentes experiências”, por esse mesmo motivo é que Rui Araújo considera que poderá ser “um desafio compatibilizar todos os interesses e expectativas”.
A partilha de experiências de vida e culturais será a matéria de que se alimenta o espetáculo, cuja construção assenta num processo coletivo, com envolvimento dos participantes, sob a orientação do encenador Ángel Fragua e a direcção musical de Victor Hugo Ribeiro.
O elenco, com cerca de três dezenas de participantes, com e sem experiência artística, conta com inscrições de pessoas originárias de diferentes países, como Brasil, Angola, Moçambique, Guiné, Nigéria, Ucrânia, Colômbia e Argentina. Pretende-se que este seja um ponto de partida para outros projetos com as comunidades migrantes.
Jornalista: Lara Torrado