O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu esta segunda-feira que podem ocorrer níveis de precipitação idênticos aos da semana passada. Nove distritos foram colocados em estado de alerta especial amarelo. Em Trás-os-Montes, Vila Real é um dos que preocupa. 

“A precipitação será intensa, o Instituto do Mar e da Atmosfera já emitiu quer avisos amarelos quer avisos laranja”, para alguns dos distritos do país e “portanto é expectável que possam ocorrer alguns quantitativos semelhantes aos da semana transata”, afirmou, em declarações à Lusa, o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEC).

Segundo André Fernandes “o período crítico desta precipitação começará ao final do dia de amanhã, sendo que a altura crítica é na madrugada de dia 20, terça-feira”.

A ANEC refere que o vento está de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral e a agitação marítima também terá um agravamento a partir do dia desta segunda-feira.

Face à precipitação intensa nas bacias hidrográficas do Tejo, Sado e Guadiana e ribeiras do Algarve poderá também haver alguma situação mais crítica, mas apenas no dia 20.

Todas as razões, referidas anteriormente, motivaram a Proteção Civil a emitir estado de alerta especial amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro e Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa e Santarém.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider