A representação teatral, que vai decorrer dia 29 de março a partir das 18h00, vai ficar a cargo da Companhia de Teatro Filandorra onde vão estar envolvidos cerca de uma centena de figurantes da comunidade local, complementando, assim, a programação religiosa da Semana Santa em Vila Flor.
O grupo teatral Filandorra é o responsável pela dramatização da Via Dolorosa, “um espetáculo que irá recriar o caminho de Cristo até ao Calvário, recuperando a tradição dos Autos da Paixão e a manifestações de teatro popular religioso, muito característico da região” informa a nota de imprensa enviada à redação do Canal N.
“O objetivo, para além de integrar e enriquecer as celebrações da Semana Santa, complementado, com celebrações e diversos momentos de oração, de 24 a 31 de março, cuja programação o município apoia financeiramente, é oferecer mais um evento cultural de alta qualidade aos vilaflorenses, dinamizar a zona histórica, dar vida aos elementos patrimoniais e o de atrair novos públicos” adianta a autarquia.
O espetáculo vai percorrer várias artérias de Vila Flor, sendo que os quatros se distribuem num percurso que vai iniciar na Fonte Romana, passando de seguida pelo Museu Berta Cabral, Praça da República, Rossio, até à chamada meia laranja, nas imediações do Centro Cultural.
A comunidade irã também estar envolta na dramatização, “aproximadamente uma centena de pessoas, que ao longo das 17 etapas dos últimos passos da vida de Cristo se vão envolvendo: serão apóstolos, soldados, homens e mulheres do povo”, explica Pedro Lima, presidente da autarquia.
A organização acredita que o espetáculo, por si só, é motivo de atração e visita ao município, mas o principal intuito é proporcionar um espetáculo emotivo e de “grande qualidade” aos residentes do concelho.
Promovido pela Câmara Municipal de Vila Flor, em parceria com a Paróquia de S. Bartolomeu e Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor, o evento tem data marcada para o dia 29 de março, a partir das 18h00.
Jornalista: Lara Torrado