Gabinete de Agricultura do Município de Vila Flor abriu portas no Balcão Único de Atendimento (BUA) e vai servir para apoiar os produtores com questões burocráticas.
Depois de quatro anos, a promessa do autarca de Vila Flor, Pedro Lima, foi cumprida. A apresentação pública do novo gabinete decorreu esta semana e “está à disposição de todos os agricultores e das associações e também das juntas de freguesia, ou seja, a qualquer organismo que sinta necessidade de uma linha direta”, explica o presidente do município.
Questionado sobre a demora em criar este gabinete, Pedro Lima explica que para que fosse totalmente “competente e os recursos humanos que são desejáveis, é algo que leva tempo”.
A necessidade de criar este gabinete surgiu para defender e desenvolver e valorizar a agricultura no concelho. “Têm aqui, por assim dizer, o braço armado da Câmara Municipal para defender esses interesses, e isso pode ter várias vertentes, nomeadamente pareceres, insistência, criar reuniões diretamente com o ministério da Agricultura…”, sublinha.
Pedro Lima reconhece o trabalho das associações regionais e, de nível nacional, que se dedicam ao setor, no entanto, “por vezes há particularidades que têm a ver com o nosso território que têm de ser defendidas a nível local e também a valorização do produto. O agricultor tem esse sentimento, que é uma realidade, o produto agrícola não é valorizado da devida forma”, salienta.
O gabinete de agricultura conta com dois técnicos especializados.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Canal N