O videojogo recebeu o Prémio “Melhor Arte” na Gala dos PlayStation Talents, que conta já com a sexta edição. Criado por Matilde Albuquerque, tem como inspiração o Entrudo Chocalheiro.

Careto trata-se de um puzzle-platformer 2D que pode ser jogado na plataforma mobile e na PlayStation 4 ou Nintendo Switch. O jogo começou por ser um projeto académico a solo, do MA Studios, estúdio onde a jovem artista de 23 anos é game developer (produtora e designer de jogos).

O videojogo é o primeiro a interpretar a tradição do nordeste transmontano e a própria geografia e estética da região, visto que todas as casas retratadas no jogo existem, de facto, na aldeia de Podence. O objetivo é, através de uma comunicação interativa, dar a conhecer às gerações vindouras a tradição centenária. Para tal, o jogo acompanha todos os passos do ritual do Careto: desde construir o fato, a colecionar chocalhos, provocar as pessoas na rua e construir a estrutura do Entrudo que se queima todos os Carnavais.

O prémio insere-se numa iniciativa da Sony que consiste em promover o desenvolvimento de videojogos em Portugal, apelando à massa criativa nacional e incentivando-a a avançar com ideias e projetos interessantes.

Recorde-se que os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019 e, desde então, têm servido de inspiração a vários projetos nacionais e internacionais.

O trailer do jogo Careto, que recebeu agora a distinção, já pode ser consultado na plataforma do youtube.

Jornalista: Catarina Moscoso

Slider