Portugal continental vai estar na segunda-feira sob o efeito da depressão Bárbara, que se prevê que provoque o aumento da intensidade do vento durante a tarde, originando também precipitação forte e persistente, disse este domingo o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou a aproximação e os efeitos da depressão Bárbara que serão já sentidos a partir da tarde de segunda-feira e até ao final de terça-feira.
“Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 19 de outubro, prolongando-se até ao final do dia 20, com rajadas até 100 km/h e até 130 km/h nas terras altas”, pode ler-se no documento.
De acordo com o IPMA, à depressão está associado “um sistema frontal de atividade moderada a forte, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 19, e irá atravessar todo o território durante o dia 20, dando origem também a precipitação por vezes forte e persistente, em especial entre o início da tarde de dia 19 e o final de dia 20”.
Ler mais em: https://www.jn.pt/nacional/vem-ai-dias-com-chuva-forte-e-muito-vento-a-culpa-e-da-depressao-barbara-12935175.html