O Parque Polidesportivo de Veiga de Lila acolheu um evento-convívio que teve como intuito o relembrar do protesto, que este ano assinalou 34 anos, contra a plantação de eucaliptos na freguesia.

A iniciativa contou com a participação de centenas de pessoas que quiseram recordar, ou ficar a conhecer, aquele que ficou conhecido como “o maior protesto ambiental nacional de que há memória”, que aconteceu dia 19 de março de 1989.

Jorge Mata Pires, vereador de Valpaços, referiu que “foi um momento marcante da história desta freguesia, freguesias envolventes e do nosso Concelho”, e acrescenta que “com este trabalho procuramos honrar a memória daqueles que fizeram parte do maior protesto ambiental nacional de que há memória, enaltecendo, o nosso orgulho e identidade concelhia. É com simbólicos momentos que a autarquia tem procurado honrar os nossos conterrâneos e contribuir para a preservação da nossa história coletiva”.

No encontro foi reproduzido um filme que demonstra imagens da época e as palavras de revolta da população. Na plateia encontravam-se protagonistas do filme e, também, familiares dos que já partiram e que se demonstraram emocionados, mas orgulhosos d euma luta em que venceu os ideais das gentes da terra.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Valpaços

Slider