O Município de Valpaços está a investir cerca de 800 mil euros na melhoria de infraestruturas escolares do concelho. O objetivo é garantir boas condições de segurança, assim como modernizar os estabelecimentos.
Após a autarquia já ter investido mais de um milhão de euros neste mandato, decorrem agora investimentos que visam a substituição de coberturas e pavimentos dos edifícios, eliminação de infiltrações, pinturas interiores e exteriores, beneficiação de espaços de recreio e múltiplas pequenas reparações.
Estão a ser realizadas também intervenções que vão reduzir os custos energéticos e melhorar o conforto térmico dos estabelecimentos de ensino.
A Câmara Municipal de Valpaços, num comunicado, apresentou os investimentos que estão a ser realizados. No Pavilhão da Escola Professor Ribeirinha Machado, em Vilarandelo, a obra “consiste na substituição do pavimento, remodelação de revestimentos e substituição da cobertura removendo o amianto e colocando painel sanduíche, num investimento de 378.565,71 euros”.
No Pavilhão da Escola EB 2/3 José dos Anjos, em Carrazedo de Montenegro, a intervenção será a nível da “remoção do pavimento e remodelação de revestimentos, numa empreitada que representou um investimento de 92.729,49 euros”.
Na Escola EB 2,3 Júlio do Carvalhal, que inclui pavilhão desportivo, “o investimento é de 293.043,78 euros e contempla a remodelação de revestimentos, substituição de caixilharia, substituição de cobertura, removendo o amianto e colocando painel sanduíche, bem como reparação e impermeabilização de coberturas planas, entre outras”.
Foi devido à necessidade de promover a manutenção de adequadas condições de utilização e funcionamento das escolas, que a Câmara Municipal de Valpaços elaborou uma candidatura que viu aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020.
Jornalista: Rita Teixeira