A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, deteve um homem de 32 anos, suspeito da autoria dos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, a partir dos quais conseguiu obter lucros ilícitos na ordem dos 149 mil euros.
De acordo com a PJ, “os factos foram praticados no decurso de 2023 e 2024, em Valpaços, no contexto de atividade desenvolvida pelo suspeito no âmbito da mediação imobiliária”, explicando que o suspeito “o convencia os clientes a efetuar pagamentos antecipados como sinal de supostas compras de imóveis, pagamento de impostos ou despesas fictícias, para as suas contas bancárias, apropriando-se para proveito próprio desses valores”.
Para dar aparente legitimidade a transações inexistentes, falsificava contratos de compra e venda, procurações e simulava ainda comprovativos de transferências bancárias.
Até ao momento foi possível apurar a existência de 3 pessoas que foram lesadas através deste modus operandi.
O detido vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Jornalista: Lara Torrado