A vacina contra a gripe passa, agora, a ser gratuita para todas as pessoas que tenham 60 ou mais anos. Esta medida inclui 30% da população.
Ao JN, Margarida Tavares, secretária de Estado da Promoção da Saúde, mencionou que a medida permite aumentar “em 30% a população protegida”. A esta vacina junta-se a da covid-19 e ambas serão reforçadas nas farmácias comunitária para a sua administração gratuita a partir dos 60 anos.
Até agora, o acesso gratuito a este medicamento só começava a partir dos 65 anos, passando agora também a abrir quem tenha 60 anos. O investimento máximo estimado, com a vacinação, ronda os 25 milhões de euros.
A campanha vai abrir portas na segunda quinzena de setembro. Os utentes abrangidos pela medida podem, também, ser imunizados contra a covid-19.
O Governo relembra que a gripe “é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que pode ter particular gravidade nas pessoas idosas ou com doenças crónicas”, e por esse mesmo motivo apela à vacinação anual para “manter uma proteção adaptada às variações do vírus de um inverno para outro”.
Jornalista: Lara Torrado