Desaparecimento mobilizou 30 operacionais das autoridades para operação de busca. Foi encontrado, acidentalmente, por médico da instituição a caminhar numa estrada a seis quilómetros de Mirandela.
Um homem de 54 anos, utente do lar Nossa Senhora da Paz da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (SCMM) esteve desaparecido durante mais de 36 horas, acabando por ser encontrado, ontem à noite, a caminhar, na estrada Municipal 578 que liga Mirandela à Trindade, próximo da aldeia de São Salvador.
O homem natural do concelho de Carrazeda de Ansiães, que tem dificuldades de locomoção, tinha desaparecido na manhã da passada segunda-feira. “Ainda antes das oito da manhã, ele e outros utentes costumam dar um passeio na parte exterior do lar e depois vão tomar o pequeno-almoço. Só que já não apareceu para a primeira refeição da manhã e nunca mais ninguém o viu”, conta o Provedor da SCMM, Adérito Gomes, acrescentando que, de imediato, foi dado o alerta às autoridades.
Já na segunda-feira foram efetuadas algumas diligências para saber do seu paradeiro, mas só ontem à tarde foi montada uma operação de busca que envolveu 30 homens: 15 militares da GNR de Mirandela, com a ajuda de dois cães pisteiros, uma dezena de agentes da PSP de Mirandela e cinco operacionais dos bombeiros da cidade.
Percorreram durante várias horas algumas zonas da cidade e arredores, mas sem resultado.
Já por volta das 21,30 horas, um médico que presta serviço na Santa Casa da Misericórdia de Mirandela avistou o homem, acidentalmente, quando circulava na sua viatura próximo da aldeia de São Salvador a cerca de seis quilómetros de Mirandela, a caminhar naquela estrada que faz a ligação ao IP2, na Trindade.
A própria diretora do Lar Nossa Senhora da Paz avisou as autoridades que se deslocaram ao local para o trazer de volta à instituição.
O homem está bem de saúde, “apresentava apenas algum cansaço”, revela o Provedor daquela instituição particular de solidariedade social.
Jornalista: Fernando Pires