A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar, em 2025, um ensaio experimental de rega em olival com água residual urbana tratada, no âmbito do projeto europeu I-ReWater.
O projeto, que envolve 16 parceiros de Portugal, Espanha, França e Andorra, visa melhorar a gestão da água na agricultura, utilizando água residual tratada para rega. Com duração até 2026 e cofinanciado em 75% pelo Fundo FEDER, o I-ReWater inclui 15 ensaios-piloto em várias culturas em Portugal, Espanha e França, analisando os impactos agronômicos, sociais e ambientais.
A UTAD será responsável pelo ensaio em olival, realizado em parceria com a empresa Águas do Norte, que adaptou a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Mirandela para produzir água de classe C. O objetivo do estudo é avaliar o uso de águas residuais urbanas na rega do olival, comparando-a com água normal. O encontro na UTAD também incluirá formações sobre sensores de rega e uma prova de cervejas feitas com lúpulo irrigado com água reciclada. O evento finaliza com uma reunião do comité do projeto.
Jornalista: Micaela Costa