A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai inaugurar amanhã o Centro de Inovação para a Indústria e uma infraestrutura de apoio à formação nas áreas da saúde e do desporto. O investimento rondou os 1,42 milhões de euros. 

O novo centro possui laboratórios de cibersegurança e Media-X, de sensores inteligentes e de Inteligência Artificial. Ambas as valências permitem uma modernização das condições de ensino e de investigação.

A inauguração do Centro está marcada para as 16 horas. O espaço foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e é fruto de uma parceria entre a academia transmontana e a empresa Continental Advanced Antenna.

O que se pretende é que estes novos laboratórios impulsionem a investigação e a transferência de conhecimento, nomeadamente para a área da indústria automóvel. 

Com aproximadamente 380 m², a obra foi executada no âmbito da Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde e representa um investimento de 482 808,44 euros.

A inauguração do novo edifício de Apoio à Formação Multidisciplinar nas áreas da Saúde e do Desporto está agendada para as 17 horas. Situa-se no complexo desportivo e está vocacionada para proporcionar as melhores condições de ensino-aprendizagem das diversas modalidades gímnicas (ginástica artística, rítmica, acrobática, entre outras). 

Em simultâneo, irá impulsionar a investigação científica nas áreas da biomecânica, fisiologia do exercício e reabilitação. Com um investimento de 933 871 euros, esta obra ocupa cerca de 670 m² e está dotada de equipamentos modernos (como plataformas de força, sensores de movimento e sistemas de monitorização biomecânica), tecnologia aplicada ao treino (com câmaras de captação de movimento 3D e softwares de análise de performance), bem como equipamentos específicos para prevenção e recuperação de lesões. 

Construído ao abrigo do projeto “UTAD – Skillsfor Life Programa Impulso Jovem” e financiado pelo PRR, o edifício incorpora iluminação LED e painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo e está preparado para ser um espaço inclusivo, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider