De 11 a 13 de outubro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai acolher o 9.º Congresso Nacional e o 7.º Congresso Internacional de Ginástica.

São mais de 200 participantes inscritos, o evento vai contar com a presença do presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, e de reputados nomes da área: Keith Russell, professor emérito do College of Kinesiology, da Universidade de Saskatchewan, Marta Bobo-Arce, ex-ginasta olímpica e professora da Universidade da Corunha, José Ferreirinha, professor da UTAD e treinador da ginasta Ana Filipa Martins.

“Ginástica na Sociedade Global” será a temática dominante, já que esta modalidade desportiva tem vindo a tornar-se cada vez mais transversal e presente no quotidiano de todos, desde escolas, clubes, associações socioculturais a universidades, passando pelos setores da saúde, da indústria desportiva e da tecnologia. Com 35 oradores vindos do Brasil, do Canadá, da Hungria, de Espanha e de Portugal, o 9.º Congresso Nacional e o 7.º Congresso Internacional de Ginástica estão também creditados para formação contínua de Treinadores (TPTD) e de Professores de Educação Física (CCPFC).

O programa inclui duas comunicações masters, 27 conferências, 7 workshops, 32 comunicações orais, posters e mesas redondas. A cerimónia de abertura está marcada para as 9h30 de 12 de outubro, na Aula Magna da UTAD.

“Com este evento queremos potenciar sinergias entre a disseminação e a transmissão das melhores práticas – alinhando o saber técnico, científico e pedagógico – de forma a possibilitar um outro nível de competência (conhecimentos, capacidades, atitudes e estratégias) aos diferentes atores no universo gímnico, de acordo com um perfil de formação que melhor se adeque ao mercado de trabalho e às vias de formação paralelas oferecidas”, refere Francisco Saavedra, docente da UTAD.

Slider