A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi distinguida pela primeira vez com a certificação “Healthy Campus” da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). O reconhecimento, válido até 2028, destaca as boas práticas da instituição na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade académica.
O reitor Emídio Gomes sublinha que esta distinção “reforça o compromisso da UTAD com o desporto e, acima de tudo, com a promoção de estilos de vida mais saudáveis”. O responsável destaca ainda que o programa visa garantir um ambiente equilibrado e propício ao crescimento pessoal e académico de todos os membros da universidade.
A certificação da FISU incentiva iniciativas em áreas como desporto e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, sustentabilidade e responsabilidade social. Na UTAD, algumas das ações implementadas incluem a disponibilização das infraestruturas desportivas a equipas federadas, a organização da próxima edição dos Jogos Galaico-Durienses e a implementação de um sistema informativo nas ementas para promover a literacia nutricional e informar sobre alergénios nos pratos.
O programa “FISU Healthy Campus” avalia as instituições de ensino superior em cinco níveis de desempenho, atribuindo o Selo de Qualidade (FISU Healthy Campus Label) às que atingem um nível de excelência. Atualmente, fazem parte deste programa 150 universidades certificadas, 11 das quais em Portugal.
Jornalista: Lara Torrado