A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir mais de 50 bolsas aos estudantes das pós-graduações “Desastres Naturais e Redução de Riscos” e “Gestão de Fogos Rurais”, este ano letivo. A medida está enquadrada no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com o reitor da academia, “estas bolsas funcionam como um incentivo maior para atrair e capacitar pessoas que já estejam no mercado de trabalho e, assim, possam elevar as suas qualificações em áreas tão importantes para o nosso País”, salienta Emídio Gomes.

Numa altura em que Portugal se debate com riscos sísmicos e que as cheias assolam Brasil, Filipinas ou Nigéria, o estudo dos desastres naturais e da redução de riscos ocupa as prioridades das agendas nacionais e internacionais. Vocacionada para profissionais das instituições que compõem os Centros de Coordenação Operacional Nacional ou Distrital do sistema de Proteção Civil, a pós-graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” tem vindo a dar resposta à necessidade crescente de formar especialistas treinados no desenvolvimento de soluções que permitam mitigar riscos relacionados com os desastres naturais. Esta 5.ª edição decorrerá de 26 de setembro a 14 de junho de 2025.

Em colaboração com a Escola Nacional de Bombeiros, a pós-graduação em “Gestão de Fogos Rurais” capacita os seus estudantes para dar uma resposta eficaz à ameaça dos incêndios rurais, contribuindo para diminuir os riscos para a população e preservando e valorizando os recursos florestais. Esta formação permitirá adquirir conhecimentos em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, desde o planeamento à recuperação. 

Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelam que 2024 é o ano com o menor número de incêndios e o valor mais reduzido de área ardida, desde 2014. No entanto, agosto foi o mês com mais área ardida, num total de 3.484 hectares. As aulas desta 2.ª edição da pós-graduação arrancam a 11 de outubro e terminam a 31 de maio do próximo ano.

O projeto “Impulso Adultos” na UTAD, que prevê ainda a atribuição de outro tipo de bolsas para formações não conferentes de grau, é financiado através do PRR num investimento de 525 mil euros.

Slider