A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) revela, em comunicado, esta quinta-feira, que tem três áreas renovadas dedicadas à avaliação e tratamento de pessoas com infeção respiratória para apoiar as urgências dos hospitais de Bragança, Macedo e Mirandela.
Estes espaços, destinados ao tratamento de quadros respiratórios agudos de provável origem contagiosa, como é o caso da Covid-19 e da gripe, “estão dotados de melhores condições tanto para doentes como para profissionais, compostos por boxes individuais e áreas específicas de apoio à equipa e utentes, farmácia, zona de resíduos e sistema de extração de ar, entre outros equipamentos”, faz saber a ULSNE..
A área renovada de Bragança tem 21 boxes individuais de atendimento, das quais 17 são para adultos e quatro pediátricas, em Mirandela há capacidade de nove boxes, oito de adulto e uma para criança, e a de Macedo de Cavaleiros tem seis boxes para doentes suspeitos.
A nota informa ainda que a equipa médica de triagem no serviço de urgência do hospital de Mirandela “foi reforçada com mais um elemento, sendo agora três”.
Em Bragança, “vai ainda ser instalado um equipamento para a realização de gasimetria arterial, para evitar deslocações dos profissionais para fora da ala”.
A concluir, a ULSNE refere que as Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Pessoas com Infeção Respiratória (ADR) de apoio específico aos Serviços de Urgência dos Cuidados Hospitalares da ULS Nordeste “estão assim perfeitamente adaptadas para dar resposta a um contexto particular de pandemia, em que coexistem doenças respiratórias, Covid e não Covid”..
Jornalista: Fernando Pires