Com o nome +Saber +Saúde, o Município de Mirandela aposta no projeto pioneiro de proximidade nos cuidados de saúde. O objetivo é responder às necessidades da população, através da unidade hospitalar itinerante.
‘Desconfinar em segurança e de forma saudável’ é o mote da Unidade Móvel de Saúde que vai percorrer o concelho de Mirandela e que visa compreender o impacto da pandemia na população do concelho para melhor adequar as respostas sanitárias.
A viatura é composta por uma equipa de profissionais de saúde e possui equipamentos essenciais para uma atuação de prevenção e vigilância da saúde dos utentes locais.
Numa fase inicial, vai ser implementado um estudo sobre a reação da população aos desafios da pandemia, através de um inquérito sobre as práticas quotidianas dos munícipes, independentemente da sua idade, estrutura económica e/ou social.
Em nota de imprensa, o município explica que o projeto “pretende igualmente sensibilizar a população para outras dimensões da saúde,
nomeadamente a literacia em saúde, saúde social, intelectual e emocional, tendo sempre por base o aconselhamento e encaminhamento necessário”.
Além disso, podem ser, ainda, disponibilizadas máscaras descartáveis, gel desinfetante de mãos e suporte no agendamento on-line de vacinação (consoante indicações da Direção Geral de Saúde – DGS).