A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Ordem dos Nutricionistas formalizaram, em Bragança, um acordo promotor do acesso à profissão de nutricionista, no âmbito do Regulamento de Estágios Profissionais e de Provas de Habilitação Profissional deste órgão.
A parceria irá possibilitar a disponibilização, nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados Hospitalares desta ULS, das condições necessárias e adequadas para que os candidatos a membros efetivos da Ordem dos Nutricionistas possam “aperfeiçoar as suas competências, nomeadamente, a realização, ao longo de seis meses, de 800 horas de atividade específica das Ciências da Nutrição”, refere o comunicado enviado ao Canal N.
“Reforçando a capacidade formativa da ULS do Nordeste, estes estágios serão, de igual modo, uma mais-valia para os futuros membros da Ordem” adianta a ULS do Nordeste, explicando que, desta forma, permite “a aplicação, em contexto real de trabalho, dos conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas concretos e a aquisição de competências e métodos de trabalho indispensáveis a uma exercício competente e responsável da atividade das Ciências de Nutrição, designadamente nas suas vertentes técnicas, científicas, deontológicas e de relacionamento interpessoal”.
O Serviço de Nutrição tem, cada vez mais, apostado na formação interna e na realização de estágios pré e pós-graduados.
Durante o ano de 2022, a ULS do Nordeste recebeu 15 estágios académicos de formação pré-graduada no âmbito do protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança. Para além desta instituição tem recebido, também, estágios académicos de mestrados da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e da Universidade Católica.
“O Serviço de Nutrição e Alimentação da ULS do Nordeste tem como missão potenciar a sustentabilidade da saúde através do desempenho otimizado das funções do nutricionista, tendo como objetivo máximo a promoção da saúde e bem-estar e a prevenção e tratamento de doenças, de acordo com a evidência científica”, explica a nota de imprensa.
Jornalista: Lara Torrado