A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a desenvolver um projeto de Literacia em Saúde no distrito de Bragança. O programa visa aumentar os conhecimentos da população ao nível da utilização dos Serviços de Saúde, através de parcerias locais.
Sob o mote “Saúde + próxima de si”, o projeto engloba “um programa de formação de ‘microinfluenciadores’, grupos profissionais considerados elementos ‘chave’ no contacto próximo com a população, tendo em vista a disseminação de informação simples, clara e credível junto da comunidade”, refere a ULS do Nordeste em comunicado enviado ao Canal N.
Atendo à dimensão e dispersão geográfica do distrito de Bragança, o projeto será implementado de forma faseada, abrangendo, numa primeira fase, o concelho de Mirandela, onde já se iniciaram as ações formativas, e sendo alargado, numa fase posterior, aos restantes municípios.
Tendo em vista a implementação do projeto em todo o distrito, “estão a ser contactadas as entidades locais no sentido de estabelecer um conjunto alargado de parcerias, de forma a calendarizar as ações formativas para o maior número possível de profissionais que, voluntariamente, irão ter um papel importante na disseminação das mensagens junto da população”.
De acordo com o comunicado, “a par da formação, aos parceiros deste projeto será disponibilizado material informativo complementar, tendo em vista facilitar a comunicação da mensagem aos cidadãos, bem como o apoio necessário ao nível do esclarecimento de questões relacionadas com as temáticas abrangidas no âmbito deste projeto”.
Tendo em vista a avaliação do impacto desta intervenção nos níveis de literacia em saúde da população do distrito de Bragança serão realizados questionários em momentos específicos, que permitirão acompanhar a evolução dos níveis de conhecimento acerca destas temáticas no decurso das ações formativas e de disseminação da informação na comunidade.
O projeto “Saúde + próxima de si” conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde, através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, e está alinhado com as prioridades definidas no Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030, tendo em vista o aumento dos níveis de literacia em saúde da população através do envolvimento de parceiros locais próximos das comunidades.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Bragança