A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste apresenta uma evolução significativa ao nível da atividade clínica na área da Oftalmologia, com uma melhoria contínua no acesso a consultas e cirurgias desta especialidade.

Neste sentido, os tempos de espera para a realização de primeiras consultas e de cirurgias em ambulatório têm vindo a diminuir, situando-se, atualmente, numa média de três meses, “o que representa uma melhoria significativa na resposta às necessidades da população do distrito de Bragança” explica a ULS do Nordeste. “Esta realidade é refletida pelos indicadores de atividade clínica deste Serviço, que, em 2023, registou resultados positivos em todas as áreas de intervenção” acrescenta. No total, foram realizadas, no ano passado, 10.722 consultas, 5.638 das quais primeiras consultas.

A atividade cirúrgica de Oftalmologia, no Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Mirandela, está também em crescimento, tendo sido realizadas mais de 4 mil intervenções, dando resposta a um total de 2.173 doentes. O tempo de espera médio para intervenções cirúrgicas tem registado igualmente uma diminuição significativa, situando-se, atualmente, próximo dos três meses.

Quanto à realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, o Serviço de Oftalmologia “tem vindo a aumentar a realização de vários exames essenciais ao nível da prevenção e deteção de problemas visuais, nomeadamente na realização de angiografias fluoresceínicas (com mais de 300 exames efetuados no ano passado), na avaliação da acuidade visual por tabelas ETDRS ou equiparadas (com mais de 900 exames realizados em 2023), na biometria oftálmica por ecografia linear com cálculo de potência da lente intraocular (com mais de 2.500 exames em 2023), bem como na tomografia de coerência ótica de varrimento (com mais de 1.600 exames no ano passado). De realçar ainda a realização de outras intervenções relevantes ao nível da promoção da saúde visual, como por exemplo o laser árgon ou monocromático, o laser yag ou a retinografia” diz o comunicado enviado ao Canal N.

A equipa clínica do Serviço de Oftalmologia da ULS do Nordeste é, atualmente, constituída por seis médicos especialistas, que focam a sua atuação na melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados aos utentes, garantindo uma resposta assistencial de qualidade, com celeridade e eficiência, com recurso a técnicas modernas e inovadoras, numa ótica de proximidade e de integração de cuidados de saúde.

Jornalista: Lara Torrado

Slider