O objetivo é que os candidatos possam aperfeiçoar as suas competências durante um estágio profissional de seis meses.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Ordem dos Nutricionistas (ON) formalizaram um acordo promotor do acesso à profissão de nutricionista, no âmbito do Regulamento de Estágios Profissionais e de Provas de Habilitação Profissional deste órgão.
Segundo a ULS, a parceria agora estabelecida “irá possibilitar a disponibilização, nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados Hospitalares desta Unidade Local de Saúde, das condições necessárias e adequadas para que os candidatos a membros efetivos da ON possam aperfeiçoar as suas competências, nomeadamente a realização, ao longo de 6 meses, de 800 horas de atividade específica das Ciências da Nutrição”, explica, em comunicado.
“A formação tem sido uma das apostas do Serviço de Nutrição, no que diz respeito a formação interna, mas também na realização de estágios pré e pós-graduados”, afirma a unidade de saúde.
De referir que no ano de 2022, a ULS do Nordeste recebeu 15 estágios académicos de formação pré-graduada no âmbito do protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança. Tem ainda recebido estágios académicos e no âmbito da realização de mestrados da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e da Universidade Católica.
De acordo com a ULS, o Serviço tem também recebido anualmente estágios profissionais pós-graduados de acesso à Ordem dos Nutricionistas. Durante este ano foi concluído um estágio na Unidade Hospitalar de Bragança e está a decorrer outro nas Unidades Hospitalares de Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
O estágio profissional é um requisito da formação do nutricionista, pelo que a atribuição da qualidade de membro da Ordem depende da realização do estágio profissional. Foi, precisamente, com a finalidade de reforçar o número de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas que agora se formalizou o protocolo de colaboração com a ULS do Nordeste.
Jornalista: Rita Teixeira