A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai alargar o horário de funcionamento de Unidades dos Cuidados de Saúde Primários, tendo em vista o aumento da resposta à população ao nível do atendimento de situações de doença aguda não emergentes, numa época de particular prevalência de casos de doença associados a infeções respiratórias.
Por isso, durante o mês de janeiro, o Centro de Saúde da Sé, em Bragança, irá passar a funcionar aos fins de semana, sendo a operacionalização desta medida efetuada de forma faseada. Ou seja, no dia 6 de janeiro, este Centro de Saúde irá estar aberto no sábado, das 13h às 20 horas, e a partir do dia 13 de janeiro irá estar aberto aos sábados, entre as 13h e as 20h, e aos domingos, entre as 9h e as 14h.
“O prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde da Sé – Bragança irá assim garantir uma resposta em tempo útil a todos os utentes que apresentem situações de doença aguda, sem necessidade de serem observados num Serviço de Urgência Hospitalar” refere a ULS do Nordeste em comunicado enviado à redação do Canal N.
No âmbito da prossecução do objetivo de melhoria contínua dos serviços de saúde disponibilizados à população ao nível da acessibilidade, a ULS do Nordeste prolonga ainda o horário da USF Tua Saúde, a funcionar no Centro de Saúde de Mirandela I, que, a partir do dia 6 de janeiro, irá funcionar também aos sábados, no período das 9h às 14h. “Este horário complementar irá aumentar a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos na USF Tua Saúde um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar” anuncia a nota de imprensa.
De realçar ainda que ao nível da resposta por parte dos Cuidados de Saúde Primários no distrito de Bragança, mantêm-se abertos aos fins de semana e feriados, entre as 9h e as 22h, os Centros de Saúde de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
A nota de imprensa informa que “em situações de doença aguda não emergentes, a utilização dos Centros de Saúde e do SNS24, disponível através do 808 24 24 24, proporcionam um atendimento atempado e com maior rapidez à população, contribuindo assim para que os Serviços de Urgência Hospitalares possam responder com maior prontidão às situações urgentes e emergentes.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Bragança