A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reforça os cuidados de saúde em proximidade com o alargamento das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) ao concelho de Freixo de Espada à Cinta, abrangendo assim todos os concelhos do distrito de Bragança.

O aumento do número de equipas com intervenção nesta área resulta de uma parceria entre a ULS do Nordeste e a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, tendo sido assinado o protocolo de cooperação esta quinta-feira, dia 8 de agosto, nas instalações da ULS do Nordeste, em Bragança.

A assinatura do protocolo de cooperação representa um passo importante no reforço de parcerias que têm vindo a ser estabelecidas entre a ULS do Nordeste e as entidades com intervenção na comunidade, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde em proximidade disponibilizados à população.

À semelhança das restantes equipas, a de Freixo de Espada à Cinta é multidisciplinar, englobando profissionais especializados nas áreas da Medicina, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.

Centradas nas necessidades dos doentes, das suas famílias e cuidadores, estas equipas desenvolvem a sua intervenção em proximidade, no local de residência do doente, através de uma abordagem holística, que considera as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais no contexto da prestação de cuidados.

“Os Cuidados Paliativos são uma mais-valia em casos que apresentem sintomas complexos e de difícil controlo associados a uma doença crónica avançada, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos doentes, bem como apoio emocional e social às suas famílias, proporcionando-lhes apoio e conforto em momentos difíceis das suas vidas” refere a ULS do Nordeste em comunicado enviado à redação do Canal N.

A ULS do Nordeste aumenta assim as valências na área da saúde disponibilizadas à população da sua área de abrangência, no âmbito daquela que é a sua missão, promovendo, igualmente, o reforço de parcerias institucionais, tendo em vista a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas.

Jornalista: Lara Torrado

Slider