“Muito confiante”. É assim que o treinador do Sport Clube Mirandela sente a sua equipa a poucas horas da estreia no Campeonato de Portugal, frente à equipa do Brito, perante os seus adeptos no estádio de São Sebastião.
André Irulegui admite que os bons resultados da pré-época e principalmente a conquista da Taça Transmontana no passado domingo, frente ao Vila Real, “foram determinantes” para aumentar os níveis de confiança do plantel alvinegro. “A equipa está confiante. Estes últimos 20 dias foram bons. Bons no trabalho em si, bons nos resultados. Viemos dessa final da Taça que vencê-la é sempre uma vitamina para o balneário, para os jogadores, para a autoconfiança deles e tudo isto que aconteceu nesta pré-temporada deixa-nos bastante confiantes para este jogo em casa com o Brito, que é a nossa estreia, e o fator casa ainda tem mais peso”, confessa.
Por isso, o técnico brasileiro acredita que a equipa está bem oleada para começar a competição. “Acho que a equipa está preparada. Não está em ponto de rebuçado, mas a equipa está preparada”.
Ainda assim, André Irulegui sente alguma ansiedade do plantel que diz ser necessário controlar para que não prejudique o rendimento. “Notei nesta final que tivemos na Taça, uma ansiedade que até aqui não tinha visto na minha equipa. Fomos uma equipa diferente. Agora, por ser o primeiro jogo em casa, é natural que exista uma ansiedade e, às vezes, se ela passar do ponto, prejudica. Mas, se ela estiver no ponto certo, a ansiedade é positiva.
Já o presidente da direção do clube, Carlos Correia, é um homem confiante de que a equipa vai entrar com o pé direito e vai amealhar os primeiros três pontos. “Eles têm feito um bom trabalho, um excelente trabalho. E esperamos e desejamos que o Mirandela entre com o pé direito no domingo, porque é muito importante sempre, o primeiro jogo, ainda por cima em casa, sairmos com uma vitória”.
No regresso ao Campeonato de Portugal, um ano depois de ter descido ao distrital, Carlos Correia reconhece que vai ser uma temporada difícil por algumas limitações financeiras para construir o plantel, mas acredita que o Mirandela vai atingir o seu principal objetivo que é a manutenção. “Vai ser uma época muito difícil, a nível financeiro e desportivo, mas é o orçamento que temos, é com a equipa que temos, que vamos ao Campeonato de Portugal. Estou convencido e acredito nesta equipa técnica e nestes jogadores que vamos fazer um campeonato tranquilo. E vamos à luta. O nosso principal objetivo é manutenção este ano.”, reitera.
Entretanto, o canal de comunicação do clube anunciou a contratação de um guarda-redes. Saná Cande vem do São Lourenço do Douro e junta-se a Rafa Pires e Pantera como opções para a baliza.
A estreia do SC Mirandela no campeonato de Portugal será no próximo domingo, às 17 horas frente ao Brito.
Jornalista: Fernando Pires