Celmira Macedo, natural de Alfândega da Fé, viu a sua metodologia educativa, o Ekui, a ser distinguida entre as 100 mais inovadoras do mundo.
A Ekui foi criada por Celmira Macedo em 2003 quando trabalhava como professora de crianças com dificuldades de aprendizagem, Perturbações do Espectro do Autismo e limitações cognitivas.
Agora a organização finlandesa Hundred atribuiu, na semana passada, à transmontana o prémio da HundrED Global Collection 2023, numa sessão em Helsínquia.
Entre as mais de três mil metodologias avaliadas – por mais de 1000 investigadores de 188 países -, Celmira Macedo garantiu lugar entre o top 100.
“A Ekui ficou na shortlist há dois meses e, depois, recebemos a informação que tínhamos passado à final. Fomos considerados entre as cem melhores do mundo e a única portuguesa de sempre”, explicou Celmira Macedo, em declarações ao Jornal de Notícias.
A EKUI é uma Metodologia multissensorial de Desenho Universal e inclusiva que combina quatro formas de comunicação, nomeadamente a gráfica (as letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular).
As crianças aprendem a comunicar numa nova língua (a Língua Gestual) e num código – o Braille.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens