Após o sucesso decorrente da primeira edição do projeto ViViFiCAR, o município de Torre de Moncorvo, recebe a segunda edição do projeto, desta vez, integrada na Bienal’25 Fotografia do Porto, com organização e produção da Ci.CLO.
ViViFiCAR é um projeto imersivo e transdisciplinar que se articula entre a fotografia e os novos média para promover encontros entre artistas com as comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação e exposição de obras de arte community-specific no Douro.
No decorrer do ano de 2024, em três períodos distintos – de 8 a 24 de maio de 2024, de 3 a 26 de julho de 2024 e de 2 a 17 de setembro de 2024 – a vila de Torre de Moncorvo recebe uma residência artística do reconhecido fotógrafo Augusto Brázio. O seu trabalho integra a Colecção do Estado – Ministério da Cultura, da Fundação EDP, do BES Art Collection, da Fundação PLMJ, entre outros.
Os resultados da residência artística de Augusto Brázio serão partilhados com a realização, num primeiro momento, de uma exposição em Torre de Moncorvo e, posteriormente, na Bienal’25 Fotografia do Porto e no Museu do Côa.
Além do município de Torre de Moncorvo, também os municípios de Meda e Sabrosa são parceiros do projeto, acolhendo também residências dos artistas James Newitt e Lara Jacinto, respetivamente.
Jornalista: Lara Torrado