É já amanhã, 31 de julho, que Torre de Dona Chama vai acolher o primeiro passeio de motas com um modelo bem original.

O passeio dos amantes das duas rodas vai passar por 4 concelhos da região. “Mirandela, Chaves, Vinhais e Valpaços sendo um itinerário que engloba a visita a locais e a monumentos como a pedra Bulideira, a ponte de Vale de Telhas, a ponte da Pedra, isto dentro da antiga rota romana da Via Augusta e conta ainda com pequeno-almoço junto ao rio, em Segirei, um refresco no rio Rabaçal e o almoço vai ser na nossa vila de Torre de Dona Chama. Todo o contributo monetário reverte a favor das festas que começam dia 4 com a Novena, conta Patrícia Bernardo da Comissão da Festa do Divino Senhor dos Passos, que organiza o evento.

Mais do que angariar fundos para a realização da festa da Vila de Torre de Dona Chama, a ideia é mesmo divulgar o património da freguesia e de outras localidades vizinhas. “É uma iniciativa que achamos ser muito válida para divulgar o nosso património e como alguns dos inscritos vêm de fora do concelho queremos mostrar o que a nossa região tem de importante e queremos replicar esta iniciativa no futuro”, adianta.

Patrícia Bernardo sublinha que esta é mais uma das várias iniciativas que todos os fins-de-semana, a comissão tem vindo a realizar na vila de Torre de Dona Chama. “Temos tido várias iniciativas no Bar da Praça, que também é uma novidade, já que a nossa comissão pôde contar com essa estrutura que está localizada no jardim da praça central e para isso também temos de agradecer o apoio do Município de Mirandela e da Junta de Freguesia da Torre e já fizemos um torneio da sueca, o jantar das bifanas e um jantar internacional da Paella em que contamos com a colaboração dos torreenses que estão fora e querem partilhar estes eventos connosco”.

Segue-se depois a festa do Divino Senhor dos Passos que começa no dia 4 de agosto.

Jornalista: Fernando Pires

Slider