Entre 2 a 4 de junho, Carrazeda de Ansiães viaja até à época medieval. As inscrições para aqueles que pretendem participar no Torneio e no Mercado Medieval já estão disponíveis.

Para além da componente do torneio medieval, “com uma competição de várias modalidades em combates reais de duelos ou em grupos, há a vertente do mercado medieval onde podem candidatar-se comerciantes de diferentes áreas, tendo sempre preferência os interessados do próprio concelho”, esclarece o município.

Segundo o comunicado, para as tabernas podem candidatar-se todas as empresas de restauração e bebidas que cumpram os objetivos da Recriação Histórica da Época Medieval, assim como as Associações e Instituições equivalentes do Concelho de Carrazeda de Ansiães.

Já os Artesãos, Artífices, Mercadores, Regatões, Comerciantes, e outros que cumpram os objetivos de Recriação Histórica da Época Medieval com proveniência nacional e internacional podem candidatar-se aos espaços com tenda própria e barracas disponibilizadas pela organização.

Quem também pode inscrever-se são os agricultores do concelho, que pretendam participar no evento para expor e vender produtos agrícolas e animais da sua própria criação ou produção.

Na categoria de “Artesãos ou Artífices” a organização admite todos os participantes “que promovam a venda de produtos/materiais de produção própria e de forma artesanal, nomeadamente arte de trabalhar ferro, madeira, pedra, couro e/ou outras peles, feltro, tecido, lãs, sabões e afins, velas artesanais, flores secas (coroas, fitas e afins), bijuteria, joalharia, ourivesaria e/ou outros adornos. Sejam preferencialmente detentores da Carta de Artesão e que possam executar trabalho ao vivo no Mercado Medieval, como função pedagógica/lúdica”.

Na categoria de “Mercadores” enquadram-se aqueles “que se dediquem à preparação, confeção e venda de produtos alimentares, doces conventuais, compotas, mel, crepes, frutos secos, ervas medicinais, bebidas e outras porções que respeitem todas as normas de higiene e segurança alimentar estipuladas pelo HACCP”. São ainda englobados nesta categoria todos os que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época medieval e que não sejam produzidos pelos próprios.

O regulamento esclarece também que na categoria de “Místicos” entram todos os que “promovam a venda de produtos/materiais e/ou conhecimentos relacionados com as artes do esotérico, adivinhação e/ou previsão. Há ainda os “Regatões” com ou sem ponto fixo de venda, que são todos os que promovam o pequeno comércio de bens alimentares/bebidas”.

De referir que a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães atribui todos os espaços gratuitamente.

Uma vez que o evento medieval vai integrar a “Cidade Europeia do Vinho”, vão ser disponibilizadas quatro espaços para expositores de vinho, com preferência para entidades do concelho e outros oito espaços para expositores com diversificados produtos.

Mas recorde-se que os vendedores têm de estar obrigatoriamente trajados nas tendas, sendo os trajes da sua própria responsabilidade. Consulte o regulamento aqui, para mais informações.

As candidaturas devem ser remetidas até ao dia 30 de abril, através de inscrição online.

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: Arquivo/Canal N

Slider