A equipa do navegador residente em Mirandela, onde faz dupla com o piloto António Silva, também foi distinguida com o prémio fair-play.
Tiago Santos, natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas a trabalhar e a residir em Mirandela há cerca de 7 anos, é o navegador da equipa Canelas/Offroad, que tem como piloto António Silva, a dupla que conquistou o campeonato de Portugal de Trial 4×4 na Classe Proto da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
No dia 16 de janeiro, foi a entrega de prémios referente ao campeonato Portugal de Trial, no auditório municipal de Oliveira de Frades, com a dupla Tiago Santos/António Silva também a ser distinguida como a equipa fair-play da competição.
Já no dia 23 de janeiro, no passado domingo, foi a vez da entrega de prémios, na Gala dos Campeões, no Casino Estoril, de todas as disciplinas, com os pilotos e navegadores de renome nacional (rally, todo o terreno, drift, perícia) pertencentes à FPAK.
A classe Proto é a segunda mais importante nesta competição de Trial. “A única diferença que existe para a classe rainha é nas polegadas dos pneus. Na Super Proto têm pneus de 40 polegadas e nós temos de 37”, explica o amante de uma modalidade onde o navegador assume um papel de extrema importância. “É de muita responsabilidade, porque somos os olhos do piloto, sendo que quando o carro está mais inclinado lateralmente ou, como se diz em tom de brincadeira, estiver apontando para o ar, o navegador perde a sua visão e tem de saltar fora e indicar o melhor caminho ao piloto e também quando o jipe atascar, é necessário colocar o guincho”, diz.
Com Tiago Santos a viver em Mirandela e o piloto António Silva a viver em Vale de Cambra, os dois apenas se encontram nas provas, mas tudo é acertado por telefone. “Quando há alterações ou afinações a fazer na viatura, o meu piloto experimenta e depois entra em contacto comigo e fico a par, bem como nas provas, como temos os treinos cronometrados, também vejo o comportamento do carro e coloco-o a par de como estão as coisas”, explica.
Para esta gestão dar frutos, tal como aconteceu esta época, Tiago Santos assume que é preciso haver muita paixão por esta modalidade. Um bichinho que já começou há 17 anos.
Jornalista: Fernando Pires
Foto: Fernando Pires