A informação foi avançada, esta quarta-feira, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, onde revelou que o ministro da Saúde vai visitar a região com o propósito de “analisar e procurar soluções” para os problemas existentes.

O encontro entre Manuel Pizarro e os autarcas transmontanos está, ao que tudo indica, agendado para o mês de fevereiro. 

O encontro ficou programado durante uma reunião, em Lisboa, entre o ministro e os representantes dos nove municípios que constituem a CIM. Sendo que nesta reunião “de entre as várias preocupações manifestadas, os autarcas expuseram ao ministro da Saúde a necessidade de encontrar soluções para falta de médicos de família no território, situação que se vai agudizar nos próximos anos, uma vez que muitos dos profissionais se encontram perto da idade da reforma”, adiantou a CIM.

Em análise esteve também “a deficiente cobertura de meios de socorro imediato e a necessidade de reforço destes meios, principalmente nos concelhos mais distantes da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e com povoações dispersas e grande área territorial” como é o caso do planalto mirandês.

Ainda ao secretário de Estado da Justiça a CIM admite que pediu para se “estudar e encontrar soluções” sobre os constrangimentos existentes nos tribunais do território abrangido. Esta preocupação surgiu depois de uma reunião entre a CIM-TTM e o juiz presidente do Tribunal Judicial Comarca de Bragança, onde foram avaliadas as condições e necessidades dos tribunais.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider