Chuva intensa e ventos fortes continuam a afetar o território continental com a passagem da tempestade Patty.
Após uma madrugada de precipitação significativa, Portugal continental enfrenta um dia de instabilidade meteorológica associada à tempestade Patty. O aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) abrange oito distritos, principalmente nas regiões Centro e Sul, como Porto, Aveiro e Viana do Castelo, onde a chuva e o vento deverão ser mais intensos.
No Norte, também Bragança e Vila Real poderão vir ser afetadas, com perigosos chuva durante o dia. A precipitação deverá ser especialmente significativa na região Centro, como na Beira Litoral e Beira Baixa, e em pontos do Sul, como Lisboa e Vale do Tejo. Mesmo sem alerta oficial, a instabilidade nas regiões de Bragança e Vila Real traz riscos, com rajadas de vento que poderão ultrapassar os 50 km/h.
Ao longo do dia, a expectativa é de que a intensidade dos ventos diminua gradualmente. Para o final desta terça-feira, prevê-se uma melhoria no estado do tempo, com a tempestade Patty a afastar-se e a dar lugar a céu limpo ou parcialmente nublado na maioria das regiões do continente.
As temperaturas deverão manter-se amenas, com máximas de até 24 ºC em Coimbra e ligeiramente mais baixas no Norte, onde Bragança e Vila Real devem registar entre 17 ºC e 19 ºC. Apesar da breve melhoria a partir de quarta-feira, o IPMA indica que a nebulosidade poderá voltar a aumentar no final da semana, trazendo novamente a possibilidade de chuva, especialmente no noroeste do país.
Jornalista: Lara Torrado