Técnica inovadora que permite a correção de deformidades nos membros inferiores foi utilizada numa cirurgia no serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste com um elevado nível de precisão. Esta técnica contribui para o aumento da qualidade de vida dos doentes.

A primeira cirurgia com esta técnica decorreu com sucesso no Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

Esta prática inovadora consiste na aplicação de moldes criados com recurso a tecnologia 3D efetuados com cálculos precisos para o problema diagnosticado. Diminuição do tempo de intervenção cirúrgica, ganhos consideráveis ao nível do bem-estar do doente, redução do risco de infeção e rentabilização de recursos, são algumas das mais valias da nova técnica.

O desenvolvimento de moldes através de cálculos rigorosos, realizados através da tecnologia 3D, permite a realização da cirurgia com um maior nível de precisão, “uma evolução significativa face às técnicas tradicionais em que os cálculos eram realizados por aproximação”, lê-se no comunicado de imprensa.

A equipa que realizou a primeira cirurgia com esta técnica foi coordenada pelo ortopedista Dr. António Andrade. Este salienta o avanço no tratamento de deformidades ósseas através de uma correção mais precisa, com vantagens significativas para os doentes que ganham uma maior qualidade de vida após a intervenção.

“Esta é mais uma aposta na inovação ao nível da prestação de cuidados de saúde, no âmbito daquela que é a missão da ULS do Nordeste, tendo em vista o atendimento de excelência aos doentes da sua área de abrangência”, frisa o comunicado.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: ULS Nordeste

Slider