O Teatro Municipal de Bragança (TMB) comemora o seu 20.º aniversário com uma programação vasta, sendo um dos pontos altos o “wall of fame”, uma parede da fama onde vão estar inscritas mensagens que 20 artistas portugueses foram deixando ao longo dos anos no livro deste espaço de cultura.
A programação arranca este mês de janeiro e estende-se até abril. Há teatro, música para todos os gostos, dança, serviço educativo, homenagens e, até, digressões mundiais a subir ao palco do grande auditório do TMB.
No dia 31 de janeiro acontece o epicentro das comemorações dos 20 anos com o lançamento de novo site, apresentação de um “Wall of Fame – TMB” e concerto comemorativo com a participação da comunidade local.
De acordo com o diretor do TMB, João Cunha, foram convidados a estarem presentes neste dia, alguns dos artistas que passaram pelo palco do espaço cultural, como: Jorge Palma, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Filipe Pinto Ribeiro, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, entre outros.
“Esta trata-se de uma agenda de programação que não marca apenas o panorama cultural do nosso concelho, mas também da região e do próprio País”, refere Fernanda Vaz Silva, vereadora da Câmara Municipal de Bragança.
“Existe, por parte do município, a consciência da importância do investimento na cultura e no acesso ao conhecimento. É, por isso, um grande orgulho perceber que esse investimento dá frutos importantes, com uma grande afluência e frequência do público aos vários equipamentos culturais da cidade”, sublinha.
Segundo os dados registados, agora revelados, durante a apresentação do programa das comemorações, no ano de 2023, o TMB registou um total de 89 espetáculos, num total de 109 sessões, com uma média de lotação de sala na ordem dos 82,4%. Quanto ao controlo de qualidade, avaliada por meio de inquérito ao público do Teatro, a classificação média foi de 4,7 em 5 pontos possíveis.
A programação completa pode ser conhecida aqui.
Jornalista: Rita Teixeira