O Sport Clube Mirandela (SCM) quer dar “um novo rumo à formação” no clube depois de, nos últimos anos, ter tido alguma dificuldade em angariar jogadores para todos os escalões e na parte competitiva está há muito tempo sem conquistar qualquer título distrital.
António Lemos é o novo Diretor-Geral para as camadas jovens e explica que esta “revolução” na formação já se iniciou em fevereiro. “A primeira fase desse trabalho foi, antes de pensar em atletas pensamos em estruturar as equipas técnicas e a parte de diretores em cada escalão. Isso é essencial, ter uma pessoa alocada com curso de treinador em cada escalão e um diretor para cada escalão de forma efectiva e comprometida. De seguida, partimos para a fase de ter atletas e também está concluída”, diz.
Esse trabalho já deu frutos, tendo em conta que o clube já tem assegurados cerca de 150 atletas e quer chegar aos 170 desde os petizes até aos juniores e com a novidade de duas equipas femininas. “Já temos duas equipas de juniores, uma de juvenis com 23 atletas, outra de iniciados com cerca de 20 atletas num escalão em que no ano passado tivemos de desistir por falta de atletas. Vamos ter ainda duas equipas de infantis e uma de benjamins, traquinas e petizes. No futebol feminino temos duas equipas em Sub/13 e Sub/19”.
António Lemos revela ainda que haverá uma articulação com o plantel profissional do clube para poder vir a integrar juniores, já nesta temporada. “Já foram indicados quatro juniores para a equipa sénior, porque o clube tem de ter jogadores no plantel para haver um acréscimo na parte desportiva e até financeira”.
O Diretor-Geral para as camadas jovens diz que o trabalho de base está concluído, mas sublinha que vai ser necessário compromisso de toda a estrutura para haver sucesso. “Acredito que o Mirandela tem os melhores diretores da formação do nordeste, porque gostam do clube, conhecem muita gente, e se quiserem são comprometidas com o clube até ao fim”, acredita.
Para a nova temporada, as camadas jovens do SC Mirandela apresentam-se com outra motivação. Gilberto Vicente, que estava no São Pedro de Vale do Conde, passa a ser o coordenador dos sub/19, sub/17 e sub/15, enquanto Ricardo Gomes, que esteve ao serviço do Cachão, na época passada, passa a ser o novo coordenador dos infantis, benjamins, petizes, traquinas e do futebol feminino.
Jornalista: Fernando Pires