A Sevenair anunciou que retoma esta sexta-feira, 21 de março, as ligações aéreas diárias entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, após uma interrupção de mais de duas semanas.
A informação foi avançada pela própria companhia aérea através das redes sociais, garantindo o regresso à normalidade da operação que assegura a ligação entre o norte e o sul do país.
A suspensão do serviço, em vigor desde 3 de março, deveu-se a um impasse entre a transportadora e a empresa municipal Cascais Dinâmica, gestora do aeródromo de Tires, que alegava o não pagamento de uma dívida por parte da Sevenair. Em causa estava um valor superior a 130 mil euros relacionado com taxas de assistência em escala (‘handling’), que a transportadora contestava por considerar que opera em regime de autoassistência.
Apesar da divergência, e para garantir o regresso das ligações aéreas, a Sevenair decidiu avançar com o pagamento da dívida, embora reforce a intenção de recorrer à justiça para contestar a cobrança, que considera indevida.
Carlos Amaro, da administração da companhia, confirmou esta quinta-feira à agência Lusa que o avião retido em Tires foi libertado após o pagamento do montante reclamado pela Cascais Dinâmica e deverá regressar a Bragança ainda hoje, de modo a garantir a operação prevista para sexta-feira.
O conflito entre as duas entidades surge num contexto em que a transportadora aguarda ainda o pagamento de cerca de 660,5 mil euros por parte do Estado, relativos ao contrato de concessão da ligação aérea regional, montante que, segundo a Sevenair, condicionava a regularização das dívidas em atraso.
A transportadora assegura que, apesar da controvérsia legal, optou por retomar a atividade para não prejudicar as populações servidas pela linha aérea que liga Trás-os-Montes ao Algarve.
Jornalista: Lara Torrado